A Tabacaria

É um espaço pequeno numa esquina movimentada de Lisboa, no Cais do Sodré, cuja decoração faz parar quem passa. Muitos turistas, mas muitos portugueses espreitam e não resistem a tirar uma ou mais fotografias. É impossível não o fazer!!!

Lá dentro, as surpresas acontecem! Somos servidos por um barman com classe. O Tito é uma marca e faz a casa que representa. Num estilo dandy e num tom quente e simpático apresenta-nos ao mundo burlesco da Tabacaria com copos ornamentados, pratos belicosos e frascos de vidro antigos, jarras com rosas vermelhas sobre o balcão e um cesto de fruta ao canto, que ajuda na confeção de bebidas e dá um ar colorido em conjunto com os tons de madeira das paredes que nos envolvem.

Nas prateleiras, atrás de um balcão rústico, dispõe-se um número sem fim de bebidas que servem de material de trabalho aos famosos cocktails do barman de serviço.


O sorriso é o cartão de visita deste sítio no centro da cidade e a energia que emana faz querer estar, permanecer e voltar.

Tive o privilégio de entrar neste estabelecimento ao final de um dia de sol e ser a primeira cliente a experimentar uma sopa de couve-flor de caril e grão, acompanhada por couscous com pimentos, amêndoas e passas, feito pelo chef Max Rood. Confesso que o meu almoço não foi dos mais energéticos, mas este petisco soube-me pela vida. Uma mistura de sabores autêntica que saboreei em conjunto com um cocktail especial à la mode Tito.
Voltei ao espaço uns dias mais tarde e acabei por lanchar o bolo de laranja do dia com um soft drink, uma das pérolas de "A Tabacaria". Não podia ter sabido melhor!


Comentários