Comida Fenícia... em Portugal!

Perto do hospital de Santa Marta, há um restaurante fenício. 
O normal é ir a restaurantes indianos, chineses, japoneses... agora fenícios nunca tinha ouvido falar. E eis que decidi pesquisar mais sobre esta cultura, cuja civilização se instalava na atual Líbia, Síria e norte de Israel. O forte dos fenícios não era a comida, excepto pelo vinho, mas destacaram-se pelas manobras comerciais no seu tempo, em meados de 1500 A.C.. 
Regressando aos dias de hoje... no restaurante há que destacar, em primeiro lugar, o espaço, acolhedor e agradável; de seguida, o atendimento que versou pela simpatia; e, por último, a comida que se mostrou apetitosa e com sabores diferentes daqueles a que as minhas papilas gustativas estão habituadas.
O menu... bom... fiquei ser perceber o que escolher e acabei por perguntar ao dono o que recomendava. Apareceu-me com uma estrutura pesada em metal em forma de árvore, onde constava o pão fenício e os respetivos molhos e acompanhamentos, entre eles uma salada fria, umas bolinhas panadas com algo no interior do que não me recordo e uns folhados super gulosos. Quase que fiquei bem com a entrada, mas segui corajosa para o prato principal: borrego com batata assada, arroz e salada. Parece um prato tipicamente português, mas o melhor são os condimentos: iogurte, paprica, picante... Não consegui chegar à sobremesa, mas fica para outra oportunidade, certamente!

Comentários